sábado, 27 de outubro de 2012

Argentina

     A Argentina possui IDH considerado elevado, com nível de desenvolvimento social equivalente a países do leste europeu, como a Polônia e a Lituânia. É um país bastante urbanizado, com quase 90% da população vivendo nas cidades. A indústria nacional se destaca na produção alimentícia, química, de equipamentos de transporte e de derivados de petróleo. No campo, o país é grande produtor de soja, trigos, milho e possui expressiva criação de ovinos e bovinos. Apesar das diversas crises financeiras pelas quais passou, o Argentina manteve seu IDH elevado, com apenas 3% de analfabetos adultos e expectativa de vida média de aproximadamente 74 anos. 



El Mexico


  •  O México é o 2° país mais populoso da América Latina;  
  •  É a maior nação espanhola do mundo e possui grande concentração de cristãos, cerca de 93%;
  • Possui economia diversificada, com amplas reservas minerais e uma parque industrial moderno;
  • Seu IDH ainda envolve taxa de analfabetismo pouco acima de 7% e de mortalidade infantil, de 28 crianças mortas a cada mil nascidas;  
  • A produção industrial baseia-se nos setores siderúrgico, automobilístico, petroquímico, eletroeletrônico e turismo; 
  • Cerca de 4 milhões de mexicanos arriscam a vida tentando migrar ilegalmente para os Estados Unidos em busca de melhores condições de vida; 
  • A população mexicana é composta basicamente de mestiços de descendentes de europeus e índios.


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Aspectos socioeconômicos da América Latina

      É composta de muitas nações de IDH intermediário. Há alguns países que vêm apresentando melhoras no caso do México, Brasil e Argentina e outros com melhor desenvolvimento social, como Costa Rica, Chile, Uruguai e Barbados. A maioria dos países e regiões da América Latina apresenta baixo nível de escolaridade e alta mortalidade infantil, que resultam em IDH medianos. A economia de praticamente todos os países latino-americanos apoia-se basicamente na mineração e na monocultura de exportação, e os gêneros mais produzidos são cacau, café, cana-de-açúcar, banana entre outras frutas tropicais. A á distribuição de terras e de riqueza também dificulta o desenvolvimento dessas nações. O chile é o que apresenta melhor IDH e elevada expectativa de vida (77 anos, em média).


Aspectos socioeconômicos da África

        Nas ultimas décadas muitos países africanos registraram crescimento do PIB e receberam muitos investimentos, porém o continente ainda é o que enfrenta os mais sérios problemas socioeconômicos. O PIB total da África corresponde a apenas 1% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transações do comércio internacional. Aproximadamente um terço da população africana vive co menos de 1 dólar, ou seja, o valor abaixo da linha da pobreza definida pelo Banco Mundial. Algumas nações apresentam os mais baixos índices de Desenvolvimento Humano. A continuidade dos conflitos armados, o avanço de epidemias, a falta de assistência médica, as péssimas condições de saneamento básico e, consequentemente, o agravamento da miséria são problemas constantes no território. 



terça-feira, 11 de setembro de 2012

Países dos Balcãs

        Os países dos Balcãs localizam-se no sudeste do continente europeu e englobam, na sua maioria, repúblicas formadas após o desmembramento da antiga Iugoslávia, com exceção da Albânia. Desses países, apenas a Eslovênia foi integrada na União Européia.


Federação Russa e CEI

          A Federação Russa, em virtude de sua importância geopolítica, ampla extensão territorial, grande população e mercado econômico em expasão, forma, junto com o Brasil, a China e a Índia, o bloco mais representativo dos países emergentes, conhecido como o BRIC. A Rússia aparesenta um índice de desenvolvimento  humano próximo ao do Brasil e exerce um papel político-econômico expressivo. A CEI é uma organização supranacional criada após a dissolução da URSS em 1991. 



União Europeia

        A Uniao Europei hoje reune 27 nações e forma um dos blocos econômicos mais consolidados do mundo. A UE opera através de um sistema híbrido de instituições supranacionais independentes e de decisões intergovernamentais feitas e negociadas pelos Estados-membros. As mais importantes insttuições da UE são a Comissão Europeia, o Conselho da União Europeia, o Conselho Europeu, o Tribnal de Justiça da União Europeia e o Banco Central Europeu. O Parlamento Europeu é eleito a cada cinco anos pelos cidadãos da UE.



Austrália e Nova Zelândia

       São os dois principais países da Oceania, apesar de também terem sido colônias, apresentam elevados índicis de desenvolvimento humano e são as únicas nações pertencentes grupo dos países desenvolvidos ou do Norte, mesmo estando localizadas ao sul da linha do Equador. A Asutrália possui uma área de 7.713.300 km² e uma população de pouco mais de 21,3 milhões de habitantes, grande parte de seu território é coberto por extensos  desertos e é desabitada, o relevo australiano é bastante antigo e desgastado pela ação erosiva de ventos, chuvas e calor. Suas altitudes são modestas, com metade do território abaixo dos 300 metros. A Nova Zelândia é também conhecida oficialmente como"Aotearoa". Esse país possui elevado índice de desenvolvimento humano, pois apresenta altos níveis de PIB per capita, alfabetização e expectativa de vida. A população neozelandesa é formada principalmente por descendentes de britânicos (86%), a outra pequena parte é de maoris e outros povos polinésios. A principal atividade produtiva do país é a agropecuária, é a grande produtora de leite e derivados e principalmente de lã. A Nova Zelândia é formada por duas ilhas principais.Na ilha do Norte a atividade tectônica é constante; já na ilha do Sul, há uma cadeia de montanhas de formação recente. 


Japão

         Tem cerca de 377.800 km² e uma população em torno de de 128 milhões de habitantes, é um país bastante povoado, 338 habitantes po km², com 80% das pessoas residentes nas áreas urbanas. É também um dos países mais desenvolvidos economicamente, apresentando elevado índice de Desenvolvimento Humano. Esse arquipélago está inserido na região denominada Círcolo do Fogo, pois nessa parte do planeta ocorre o encontro de placas tectônicas, cujo choque provoca terremotos, maremotos e atividades vulcânicas frequentes, com grandes prejuízos sociais e econômicos. O relevo do Japão se caracteriza pela predoinância de montanhas, essas ocupam mais de 80% do território japonês.


América Anglo-Saxônica

         É formada por Estados Unidos e Canadá e consiste num região que apresenta aspectos comuns em relação ás características históricas econômicas e sociais, decorrente do predomínio da colonização inglesa, embora os franceses exercido grade influência na formação do Canadá. Os dois países possuem cerca de 340 milhões de habitantes e um território de quase 20 milhões de quilômetros quadrados de área. 


domingo, 22 de julho de 2012

A Regionalização do Espaço Mundial

  • O que significa regionalizar ? 
           É dividir o espaço geogáfico em regiões levando em conta as diferenças paisagísticas e a organização sócio-econômicas dessas áreas. 
  • Quais são os objetivos da regionalização ?
          Tem váriso como identificar a cultura, a lingua, os pontos turísticos, atividades econômicas e sociais, entre outros.
  • Regionalização Política e Econômica 
Política: É  a divisão do país em Região Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Suldeste e Sul.
Econômica: Trata-se de uma divisão regional, para estudo ou análise econômica de uma determinada região

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Como conhcer a realidade de um país ?

  • O nível de desenvolvimento é baseado em dadoseconômicos :
Países Desenvolvimentos: descrever os países que têm alto nível de desenvolvimento econômico e social.

Países em Desenvolvimento: termo geralmente usado para descrever um país que possui um padrão de vida entre baixo e médio, uma base industrial em desenvolvimento e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) variando entre médio e elevado.

Países Subdesenvolvidos: são países que, de acordo com as Organização das Nações Unidas, apresentam os mais baixos indicadores de desenvolvimento socioeconômico e humano entre todos os países do mundo.

  • IDH (Indice de Desenvolvimento Humano), baseado em dados econômicos ba escolaridade e na expectativa de vida :
Muito elevado: Apresentam qualidade de vida extremamente adequada para a populção de determinado país.

Elevado: Esses paises tê ma produção econômica relevante, entretanto, as condições sociais da maioria da população são baixos.

Médio: É constituido por paises com sérios problemas sociais e alguns deles com grandes dificuldades financeiras.

Baixo: Apresenta os indicadores sociais mais baixos, conflitos internos e esternos em alguns territórios, secas constantes e processos acelerados de desertificações em outros.

domingo, 3 de junho de 2012

Unipolaridade x Multipolaridade


  • Unipolaridade
      Dos fatores que sustentam essa ordem, há alguns que foram representativos em períodos anteriores que podem ainda revelar a dominação, e outros que afloram mais contemporaneamente: a absoluta superioridade bélica estadunidense; a influência global de sua moeda, o dólar; a propagação de sua cultura e seu modo de vida; e seu papel central na economia capitalista.

  • Multipolaridade
      Os autores que defendem a ordem multipolar afirmam que  o poder se apresenta desconcentrado, mesmo que os Estados Unidos sejam considerados uma grande potência. Seus elementos são: o papel decisivo nessa ordem são dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU;  essa ordem pode ser exemplificada com o Grupo dos Oitos (G-8) que incluem EUA, Alemanha, Japão, França, Itália, Reino Unido, Canadá e Rússia; a constituição de blocos regionais, que surgiram em decorrência de reformas econômicas impulsionadas pela globalização; e a partir da década de 1970 foram estabelecidos vários acordos como:  União Européia (UE), o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) e a Corporação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec), entre outros. 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Inglaterra - Industrialização

     A partir do final do século XVIII, começaram a ser introduzidas pequenas máquinas para auxiliar nos processos de manufatura. Nesta época, pode-se perceber o desenvolvimento de alguns setores da indústria na Inglaterra, como a indústria têxtil, de artefatos de metal e cerâmica. A ampliação do mercado e início da industrialização na Inglaterra serviram de referência para outros países da Europa, que passavam por processos semelhantes com a introdução do capitalismo e de um comércio mais aberto. A introdução de novas técnicas e pequenas máquinas permitiram que a indústria evoluísse e fosse se adaptando a uma nova realidade industrial, baseada em processos mecânicos no século XIX.

  • Ordem Bipolar (1945 a 1991)
 A antiga ordem se caracterizou pela Guerra Fria, a oposição entre EUA e URSS e a consequente bipolaridade mundial, em que as duas potências disputavam o espaço mundial e o dividiam em 2 blocos antagônicos, regidos por sistemas sócio-econômicos também opostos (Capitalismo X Socialismo). 

1° mundo > Capitalistas desenvolvidos > potência líder: EUA 
2° mundo> Socialistas > potência líder: URSS (União Soviética) 
3° mundo > Países subdesenvolvidos 

 Após 1945, porém, as potências européias ficaram arrasadas pela guerra. Foi quando surgiram como potências mundiais os EUA e a União Soviética.


Geopolítica Mundial

        Geopolítica e o ramo da geografia que busca compreender as relações que existe entre o poder político e o espaço geográfico. O conhecedor da geopolítica é capaz de entender as relações políticas e econômicas que acontecem no mundo, como por exemplo: guerras, conflitos, formação de blocos econômicos, troca de governos e etc.
 

terça-feira, 15 de maio de 2012

Globalização no dia a dia

       
      A globalização é um acontecimento social que ocorre em todo o mundo. E é unificação de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nos meios de comunicação , fazendo com que o mundo “encurtasse” as distâncias. As pessoas estão cada vez mais descobrindo na Internet uma maneira rápida e eficiente de entrar em contato com pessoas de outros países ou, até mesmo, de conhecer aspectos .culturais e sociais de várias partes do planeta. Junto com a televisão, a rede mundial de computadores quebra barreiras e vai, cada vez mais, ligando as pessoas e espalhando as idéias, formando assim uma grande Aldeia Global. Saber ler, falar e entender a língua inglesa torna-se fundamental dentro deste contexto, pois é o idioma universal e o instrumento pelo qual as pessoas podem se comunicar e também conseguir emprego .Mais além desses benefícios todos que nos proporcionou ,a globalização também nos deu uma preocupação enorme , a violência. Nós estamos com uma situação super critica em relação a violência.Mais os pontos positivos são muito bons .

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Globalização


         A globalização significa um universo de diversidades e tem sido cada vez mais facilitada pelos avanços tecnológicos que ocorrem cada vez mais velozes em nosso século. A ciência tecnológica e a informação são peças fundamentais da vida humana na sociedade global. O avanço tecnológico e a globalização vem cada vez mais alterar nosso estilo de vida,nossos hábitos e padrões de comportamento, tornando assim um processo não acabado.

Conceitos:                     

        A Globalização é um processo não acabado do desenvolvimento do capitalismo e suas consequências econômicas, políticas e sociais. 
        O Avanço Tecnológico teve início em períodos históricos anteriores, deu suporte a circulação financeira e constituiu uma base para toda a produção econômica