terça-feira, 11 de setembro de 2012

Países dos Balcãs

        Os países dos Balcãs localizam-se no sudeste do continente europeu e englobam, na sua maioria, repúblicas formadas após o desmembramento da antiga Iugoslávia, com exceção da Albânia. Desses países, apenas a Eslovênia foi integrada na União Européia.


Federação Russa e CEI

          A Federação Russa, em virtude de sua importância geopolítica, ampla extensão territorial, grande população e mercado econômico em expasão, forma, junto com o Brasil, a China e a Índia, o bloco mais representativo dos países emergentes, conhecido como o BRIC. A Rússia aparesenta um índice de desenvolvimento  humano próximo ao do Brasil e exerce um papel político-econômico expressivo. A CEI é uma organização supranacional criada após a dissolução da URSS em 1991. 



União Europeia

        A Uniao Europei hoje reune 27 nações e forma um dos blocos econômicos mais consolidados do mundo. A UE opera através de um sistema híbrido de instituições supranacionais independentes e de decisões intergovernamentais feitas e negociadas pelos Estados-membros. As mais importantes insttuições da UE são a Comissão Europeia, o Conselho da União Europeia, o Conselho Europeu, o Tribnal de Justiça da União Europeia e o Banco Central Europeu. O Parlamento Europeu é eleito a cada cinco anos pelos cidadãos da UE.



Austrália e Nova Zelândia

       São os dois principais países da Oceania, apesar de também terem sido colônias, apresentam elevados índicis de desenvolvimento humano e são as únicas nações pertencentes grupo dos países desenvolvidos ou do Norte, mesmo estando localizadas ao sul da linha do Equador. A Asutrália possui uma área de 7.713.300 km² e uma população de pouco mais de 21,3 milhões de habitantes, grande parte de seu território é coberto por extensos  desertos e é desabitada, o relevo australiano é bastante antigo e desgastado pela ação erosiva de ventos, chuvas e calor. Suas altitudes são modestas, com metade do território abaixo dos 300 metros. A Nova Zelândia é também conhecida oficialmente como"Aotearoa". Esse país possui elevado índice de desenvolvimento humano, pois apresenta altos níveis de PIB per capita, alfabetização e expectativa de vida. A população neozelandesa é formada principalmente por descendentes de britânicos (86%), a outra pequena parte é de maoris e outros povos polinésios. A principal atividade produtiva do país é a agropecuária, é a grande produtora de leite e derivados e principalmente de lã. A Nova Zelândia é formada por duas ilhas principais.Na ilha do Norte a atividade tectônica é constante; já na ilha do Sul, há uma cadeia de montanhas de formação recente. 


Japão

         Tem cerca de 377.800 km² e uma população em torno de de 128 milhões de habitantes, é um país bastante povoado, 338 habitantes po km², com 80% das pessoas residentes nas áreas urbanas. É também um dos países mais desenvolvidos economicamente, apresentando elevado índice de Desenvolvimento Humano. Esse arquipélago está inserido na região denominada Círcolo do Fogo, pois nessa parte do planeta ocorre o encontro de placas tectônicas, cujo choque provoca terremotos, maremotos e atividades vulcânicas frequentes, com grandes prejuízos sociais e econômicos. O relevo do Japão se caracteriza pela predoinância de montanhas, essas ocupam mais de 80% do território japonês.


América Anglo-Saxônica

         É formada por Estados Unidos e Canadá e consiste num região que apresenta aspectos comuns em relação ás características históricas econômicas e sociais, decorrente do predomínio da colonização inglesa, embora os franceses exercido grade influência na formação do Canadá. Os dois países possuem cerca de 340 milhões de habitantes e um território de quase 20 milhões de quilômetros quadrados de área.